Comissão de Gerenciamento da Reserva Florestal - CGRFIB

Foto: Luiz Oliveira.

A CGRFIB foi instituída em 1979 e atualmente é composta por dois funcionários técnico-administrativos (titular e suplente), dois docentes (titular e suplente), representantes de cada departamento do instituto e dois representantes discentes (titular e suplente), seguindo as normativas do Regulamento da Reserva Florestal.

A comissão atua sob as diretrizes da Superintendência de Gestão Ambiental - SGA instituída pela Política Ambiental da Universidade de São Paulo em 2018. Também são observadas e seguidas as normas da Prefeitura do Campus USP da Capital - PUSP-C que por sua vez segue os regimentos municipais, estaduais e nacionais acerca do cuidado e manejo de reservas florestais.

Além da restauração e conservação da área, a Comissão tem como missão proporcionar acesso guiado, didático e seguro à RFIB, viabilizando melhores condições para as atividades de pesquisa, ensino e extensão nesta reserva. Para isso estão sendo implementados projetos de manutenção da cerca, melhorias da trilha principal e de retirada de espécies invasoras, iniciando pela mais crítica, palmeira australiana (Archontophoenix cunninghamiana) que continua sendo um problema mesmo após o primeiro manejo.

Além disso, também há esforços para promover eventos, elaborar materiais didáticos e realizar divulgação científica e educação ambiental por meio de redes sociais, visando aproximar o público geral ao tema de conservação ambiental. Este trabalho é realizado por bolsista do Programa Unificado de Bolsas - PUB supervisionado pela CGRFIB.