Instituto de Biociências

Dissertações de Mestrado

Borboleta Asa-de-Vidro (Ithomiini). Foto: Diego M. Matielo.

Varanda, E.M. 1977. Balanço hídrico de espécies da Mata do Butantã. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 145 p.

Brandão, C.R.F. 1980. Etogramas sequenciais ao longo do desenvolvimento colonial de Odontomachus affinis Guérin (Hymenoptera, Formicidae, Ponerinae). Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 270 p. 

Rossi, L. 1987. A flora arbóreo-arbustiva da mata da reserva da cidade universitária “Armando de Salles Oliveira”. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 270 p.

Cersósimo, L.F. 1993. Variações espaciais e temporais no estabelecimento de plântulas em trecho de floresta secundária em São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 195 p.

Roizman, L.G. 1993. Fitossociologia e dinâmica do banco de sementes de populações arbóreas de floresta secundária em São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 184 p.

Fonsêca, M.P. 1994. Aphyllophorales da Reserva Florestal Armando de Salles Oliveira, São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 171 p.

Leme, C.L.D.1994. Anatomia Comparada do Caule, Raiz e Ramo de Algumas Espécies de Euphorbiaceae da Mata Atlântica. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Bolsa do CNPq.


Hasui, E. 1995. O papel das aves frugívoras na dispersão de sementes em um fragmento de floresta estacional semidecídua secundária em São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 90 p. 


Accacio, G. de M. 1996. Borboletas em parques urbanos: estudos na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 136 p. 


Dislich, R. 1996. Florística e estrutura do componente epifítico vascular na mata da reserva da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” (São Paulo). Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 175 p.


Ferraz, D.K. 1997. Dinâmica de seis populações de árvores em fragmento de mata em São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 99 p. 


Grandisoli, E.A. de C. 1997. Biologia reprodutiva e estrutura da população de Psychotria suterella Muell. Arg. (Rubiaceae) em um fragmento de mata secundária em São Paulo (SP). Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 96 p. 


Santos, R. de C. O. 1998. Drosofilídeos (Diptera) associados a flores de espécies dos gêneros Cestrum e Sessea (Solanaceae) na reserva biológica do Instituto de Botânica, São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.


Groppo Júnior, M. 1999. Levantamento florístico das espécies de ervas, subarbustos, lianas e hemiepífitas da mata da reserva da cidade universitária “Armando de Salles Oliveira”, São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 187 p. 


Pires, A. de O. 1999. Cariótipos de espécies de Drosophila do grupo tripunctata em uma mata semidecídua secundária (Diptera, Drosophilidae). Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Biologia/Genética, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 96 p.

Botânico, M.P.. 2000. Aspectos anatômicos de Syagrus romanzoffiana Glassman. Arecaceae. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Bolsa do CNPq. 


Tamaio, N. 2001. Serjania caracasana Willd. (Sapindaceae): estudo anatômico do caule e da raiz. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Bolsa  CNPq. 


Amano, E. 2002. Sazonalidade da atividade cambial em Coria trichotoma (Vell.) Arrab ex. Steud Boraginaceae. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Bolsa da FAPESP.

Ozório Filho, H.L. 2002. Variação cambial em Bignoniaceae: padrão anatômico e desenvolvimento do caule. 80 f. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Bolsa da FAPESP. 


Ratcov, V. 2002. Drosofilídeos (Diptera) na reserva ecológica da CUASO, São Paulo, SP, atraídos por isca de banana em fermentação. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Biologia/Genética, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 194 p.


Mendonça, F. B. 2004. Árvores do Campus: levantamento florístico das angiospermas arbóreas da Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ciências Biológicas/ Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.


Pace, M.R. Em andamento, início 2006. Estudo anatômico do caule de Perianthomega e Sphingiphila e seu posicionamento em Bignoniaceae. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Bolsa da CAPES.

Petenon, D. 2006. 1. Plantas invasoras nos trópicos: esperando a atenção mundial? 2. Abundância de sementes da palmeira invasora Archontophoenix cf. cunninghamiana na chuva e banco de sementes em um fragmento florestal em São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ecologia: Ecossistemas terrestres e aquáticos, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 118 p. Bolsa da CAPES. 


Amaral, J.R. do. 2008. Variações diárias, sazonais e intraespecíficas em Piper solmsianum. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Química, Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. Orientador: Massuo Jorge Kato. 


Figueiredo, C. F. de. 2011. Anatomia e identificação macroscópica das lianas da Reserva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.


Mengardo, A.L.T. 2011. Subsídios para o manejo da invasão biológica de uma palmeira em áreas de Mata Atlântica. Dissertação. Pós-Graduação em Ecologia: Ecossistemas terrestres e aquáticos, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 

Lima, A. C. 2012. Sazonalidade da Atividade Cambial em Lianas. Dissertação de Mestrado, Pós-Graduação em Ciências Biológicas / Botânica, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Barbosa, J. M. 2012. Microgramma squamulosa (Kaulf.) de la Sota e Pleopeltis hirsutissima (Raddi) de la Sota: estratégias contrastantes de uso da água em um ambiente epifítico. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Arellano, F. M. V. 2013. Qualidade microbiológica da alimentação fornecida aos cães errantes nas imediações da reserva florestal da Cidade Universitária. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Gama, R. L. 2018. Floral structure of Guarea macrophylla Vahl and Trichilia claussenii C.DC. (Meliaceae): functional aspects and implications in the systematics and evolution of Sapindales. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Rampasso, A. S. 2019. Substratos de desenvolvimento larval de Drosophilidae (Diptera) na reserva florestal do Instituto de Biociências da USP. Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Lopes, A. dos S. 2021. Influência da sazonalidade na capacidade de oxirredução em Brittonodoxa subpinnata (Brid.) W.R. Buck, P.E.A.S. Câmara & Carv.-Silva (Sematophyllaceae). Dissertação de Mestrado, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.

*não encontrado na Internet.