Instituto de Biociências

Eventos e atividades de ensino e extensão

Desafio da diversidade INaturalist 2024. Foto:

Atividade prática "Fungos da Funga", com coleta de material vivo na RFIB. Evento realizado pela 26 Semana Temática da Biologia (STMBio) que ocorreu no dia 04/10/2023 em duas entradas com duração de 1h cada e foi ministrado por Mariana Piruca Fernandes, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) SP. Neste dia os participantes tiveram a oportunidade de entrar na reserva e observar a ocorrência de diversas espécies de fungos da Mata Atlântica, identificando-os com ajuda da ministrante. Alguns foram coletados e levados a laboratório pelo grupo para melhor observação de estruturas em uma segunda parte da atividade.

Desafio da diversidade INaturalist 2024. Realizado no mês de maio, é uma competição mundial na qual os participantes devem fotografar seres vivos e postar na plataforma INaturalist. A Estação Biologia, juntamente com a Comissão de Gerenciamento da Reserva Florestal do IB organizou 4 entradas com duração de 1h para estudantes do IB, sendo duas no dia 26/04/2024 e outras duas no dia 29/04/2024, com o objetivo de registrar espécies da matinha para o Desafio. O Desafio visa não só a participação de biólogos e estudantes de biologia, mas sim o público geral, estimulando assim a ciência cidadã, uma vez que as observações registradas na plataforma podem servir como dados para pesquisas. Os resultados do desafio em 2024 foram surpreendentes, sendo um total de 1485 observações na Cidade Universitária, representando quase 5% das observações da cidade de São Paulo. Entre as espécies registradas destacaram-se insetos 41,49%, plantas 35,03% e aracnídeos 8,41%. Dentre os alunos que participaram das visitas à Reserva os maiores observadores foram Cristiane Lemes 229, Aspen Cain 76 e Diego Matielo 69. Na classificação mundial, São Paulo ficou em 14 lugar com mais registros e 18 com maior número de espécies identificadas.

*Texto em construção.